UM POUCO DE FISICA QUÂNTICA
Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Até mesmo Einstein levou um choque quando se encontrou pela 1ª vez com os conceitos da Física Quântica, e não é a toa que muitos cientistas ainda tentam ir contra ela.

Mas creio que agora seja tarde, pois uma vez descoberta, a cada dia ela se torna mais surpreendente e explica mais e mais coisas.
A maioria dos eletrônicos (tvs, rádios, celulares, comunicações em geral, satélites, etc...) de hoje em dia se deve ao fato desta descoberta, ou seja, talvez a principal, que um elétron pode se comportar como partícula ou como uma onda e tem uma propriedade chamada de não-localidade.

A Física Clássica e moderna se baseia num modelo mecanicista newtoniano do universo, e nela tudo era apoiada e baseada. Nesta física, tudo acontecia no espaço tridimensional e tudo era absoluto e imutável. Tudo que acontecia no mundo físico estava numa dimensão absoluta e se passava obrigatoriamente num tempo absoluto, passado, presente e futuro. E nada tinha vínculos com qualquer coisa externa.

As partículas eram materiais e eram elas que formavam a massa e formavam os objetos sólidos e indestrutíveis. A matéria era passiva.
A força da gravidade era vista apenas como algo que relacionava os corpos. As partículas e as forças eram criação de Deus e portanto não estavam sujeitas a analises. Todos os eventos físicos são reduzidos e baseados nas formulações newtonianas.

E assim funcionaram até o século XIX, as leis de Newton e o resto era obra de Deus.

Mas já no século XX vieram a teoria da relatividade e da física atômica de Einstein, e vários conceitos newtonianos se esfacelaram: noção de tempo e espaço, partículas solidas elementares, a natureza real dos fenômenos físicos, e uma maneira nova de entender a radiação eletromagnética (espectro eletromagnético, frequências AM, TV, FM, radar, ondas luminosas do raio vermelho ao ultravioleta, raios gama e os raios cósmicos).
Einstein, em sua teoria geral da relatividade onde já aparece que a força da gravidade tem o efeito de curvar o espaço, com isto toda aquela história de tempo e espaço absoluto já começou a ficar para trás.

Apena para encurtar um pouco a história, um grupo internacional de físicos se reuniram: Niels Bohr – Dinamarca, Werner Heisenberg – Alemanha, Louis de Broglie – França, Erwin Schroedinger e Wolfgang Paul – Áustria – Paul Dirac – Inglaterra e entraram no mundo subatômico e depois de muito paradoxo e inúmeras tentativas de compreensão, conseguiram entrar nos conceitos da teoria quântica.

Os conceitos desta teoria não foram de fácil aceitação, mesmo com as formulações matemáticas o efeito sobre a imaginação dos físicos foi e ainda é devastadora, chegando ao ponto de que até nos dias de hoje muitos relutam em aceitar esta nova realidade.
A Física Quântica basicamente estuda o mundo subatômico e não demorou muito tempo para descobrirem que existiam muito mais coisas além do átomo que conhecemos (Prótons, Neutros e Elétrons) e onde estava praticamente estacionada a física. Até então toda a matéria estava baseada e era formada pelos átomos e ponto final.
As unidades subatômicas são entidades extremamente abstratas e de um aspecto dual, pois podem se manifestar como partículas ou ondas e o mesmo acontece com a luz. Esta propriedade da matéria é muito estranha e de difícil aceitação, e por isto tamanha relutância, mas como disse, é um caminho sem volta pois a cada dia que passa e a cada nova experiência em laboratórios pelos físicos, mais e mais propriedades são descobertas.

Bom me deixa tentar explicar algo aqui. A partícula é minúscula e normalmente é confinada em volumes muito pequenos já a onda pode ocupar uma extensa região do espaço. E deste grande paradoxo é que os cientistas formularam a Teoria Quântica.
No nível subatômico não se pode dizer que a matéria exista com certeza em determinados lugares, diz-se que ela tem “tendências” a existir em determinados lugares e também não se pode afirmar que os eventos tenham direção e instantes definidos.
Imaginem vocês a dificuldade de se formular tais parâmetros que fisicamente não podemos afirmar a sua existência. Creio que esta tarefa não é e nem será nada fácil, mas o progresso esta vindo meio a galope neste campo.
Toda a Lei da Física Quântica é baseada em probabilidade de se encontrar a partícula em pontos do espaço ou em determinados instantes.
Mas a verdade é que a teoria quântica acabou por colocar abaixo os conceitos clássicos de objetos sólidos e também o determinismo de leis da natureza.
Esta incrível propriedade do átomo deve-se ao fato da natureza ondulatória dos elétrons em volta do seu núcleo e o aspecto solido da matéria é consequência de um efeito quântico vinculado ao aspecto dual (onda-partícula) da matéria.

A velocidade de um elétron pode chegar a 960 km/s e esta velocidade pode dar a ele uma aparência de ser sólido, assim como uma hélice em alta velocidade nos da um visual de que aquilo que estamos vendo é parecido com um disco.
Bom, parece que um átomo com suas orbitas de elétrons se parece com um sistema solar, por exemplo, com o sol no meio e seus planetas à sua volta, porém tem uma diferença enorme a ser salientada, no caso do sistema solar, os planetas nunca saem de suas orbitas e estão sempre lá, já no sistema subatômico do átomo os elétrons são ondas de probabilidades dispostas em cada orbita. Sempre que fizermos alguma medição sempre encontraremos um elétron em algum ponto de alguma orbita mas jamais poderemos dizer que eles giram em torno do núcleo no sentido da mecânica clássica.

Mais um pouquinho de átomos...

O núcleo é formado por prótons e nêutrons que tem praticamente a mesma massa que é cerca de 2000 vezes a massa do elétron. O nêutron não tem carga elétrica. Este estudo propiciou aos físicos a descobrirem que o elétron é preso na orbita do átomo não pelo campo magnético mas sim por força nuclear e assim foi descoberta uma nova força da natureza.
Vejam que interessante, o núcleo atômico e aproximadamente 100000 vezes menor que o átomo todo porém contem quase toda a massa deste. Isto significa que a matéria dentro do núcleo deve ser extremamente densa.
Se todo nosso corpo humano fosse comprimido à densidade nuclear não ocuparia mais espaço que a cabeça de um alfinete.

Einstein disse que matéria é energia então imaginem quanta energia existe num nêutron uma vez que existe muita massa condensada... Vocês já sabem o que descobriram não e usaram para guerra. Esta energia pode ser usada para muita coisa, por exemplo, propulsão de naves, etc...e podem estar certos que a tecnologia em cima desta energia já esta avançadíssima, mas para variar, escondem tudo de nós.

Bem pessoal, não vou me ater muito em cima da física, cheguei até aqui para ressaltar algumas coisas importantes para nós seres humanos e que foi descoberta pela Física Quântica:
- tudo é feito de átomos
- todos são feitos de átomos (nosso corpo material e qualquer outro corpo que você tem conhecimento)
- Nosso corpo, órgãos, células, etc. são feito de átomos
- átomos são energia

Os experimentos quânticos demonstraram que:
- o fato de haver uma observação, o elétron pode aparecer como partícula ou como onda (aqui entramos nós...). Da para imaginar o nosso poder?...
- o efeito de não localidade do elétron faz com que ele desapareça de uma orbita e apareça em outra (tudo esta indicando que ele passeia entre as dimensões)
- o elétron pode voltar no tempo e alterar um resultado (parece e é incrível e esta comprovado por vários físicos)
- tempo e espaço parecem ser uma só coisa (as experiências estão levando a este caminho)
- tudo e todos estão interligado pelas energias

Conclusão:
NÓS podemos alterar muitas coisas em nosso corpo, em nossa vida, nas pessoas, no meio ambiente, no planeta e assim por diante.
Como conselho, indico tentar aprender o que é e como fazer o “colapso de onda” pois uma vez você conseguindo colapsar uma onda, conseguirá “qualquer coisa”, até alterar você mesmo...
E para quem acha que a física quântica esta parada e não existe, abaixo descrevo as partículas já descobertas e que são assombrosas em suas propriedades:
Leptons (neutrino, elétron, muon), mésons (píon, káon, eta), bárions (próton, nêutron, lambda, sigma, ksi, ômega), bem como suas respectivas anti-particulas.

Recomendo também uma visita ao site do Professor Helio Couto onde aparecem vídeos e leituras a respeito da Mecânica Quântica
Bem vindo ao progresso, bem vindo à realidade, bem vindo à Física Quântica.

Pesquisas:
O TAO da Fisica - Fritjof Capra
O Espaço-Tempo - Jean-Paul Auffray
O Atomo - Jean-Paul Auffray
O Campo - Lynne McTaggart
A Ciência e o Campo Akáshico - Ervin Laszlo

Muita proteção e luz a todos!!!

EU SOU O EU SOU
EU SOU RQ
Namastê
07/01/14
SOL777